Configuração da Nota Fiscal Eletrônica de Goiânia
20 março, 2012 | Publicado por em OperaçãoA nota fiscal eletrônica de Goiânia foi implementada e disponibilizada no Sistema Difact no mês de janeiro de 2012. Os clientes já podem desfrutar deste ótimo recurso que visa facilitar o trabalho das empresas de factoring no que diz respeito à emissão de notas fiscais, tornando o processo muito mais ágil e eficaz.
É necessário observar que para realizar a emissão das notas fiscais por meio eletrônico é imprescindível a preparação de um ambiente com alguns recursos e informações que serão utilizadas na comunicação entre sistema e prefeitura (software).
Sem que todos os dados estejam informados, configurados no sistema, a validação das notas fiscais eletrônicas não será possível. Portanto vejamos abaixo a relação dos itens e passos necessários à configuração da nota fiscal eletrônica do município de Goiânia.
Para que uma empresa tenha possibilidade de emitir eletronicamente notas fiscais para o município de Goiânia através do Difact ela precisa adquirir o módulo de notas fiscais eletrônica junto à Decisão Sistemas e um certificado digital através de algum orgão emissor como Serasa e Receita Federal por exemplo.
Junto à prefeitura deverão ser obtidas as informações de código de tributação, código cnae, item da lista de serviço e descrição do código de tributação. Como a maioria das empresas delegam a seus contadores a responsabilidade de emitir as notas fiscais, possivelmente eles poderão dispor também dessas informações.
Vejamos agora como inserir as informações e configurar o sistema para realizar a emissão das notas fiscais eletrônicas.
Estando o certificado digital instalado no computador (este passo deverá ser executado pelo cliente sob orientação de seu fornecedor), vamos fazer o registro das dll’s necessárias captura do mesmo.
Dentro da pasta do sistema (Difactw) deverão existir o executável Regasm, as dll’s NFe_util e NFSe_util, além dos arquivos NFe_util.tlb, NFSe_util.tlb e o arquivo registraDLL.bat. Execute o arquivo registraDLL.bat para efetuar o registro das dll’s informadas anteriormente.
É possível que em alguns ambientes com o sistema operacional Windows 7 a execução do registro das dll’s apresente erro devido o direcionamento automático para o diretório c:\windows\system32. Caso isso aconteça, copie todos os arquivos listados neste post para o diretório citado e execute o registraDLL apartir de lá.
Após realizado os procedimentos de instalação, acesse o Difact, e no menu Operação>Nota Fiscal Eletrônica>Configurar Parâmentro de Nota Fiscal Eletrônica, insira as informações obtidas junto à prefeitura ou contador, que são: Código de Tributação, Código CNAE, Item da Lista de Serviço, Descrição do Código de Tributação.
As demais informações da tela obedecem a um padrão de configuração e até o momento não houve necessidade de que fosses diferentes. Sendo assim elas ficarão da seguinte forma:
Ambiente: Produção
Município: Goiânia-GO
Regime de Tributação: Microempresa Municipal
Incentivador Cultural: Não
Série: RPS
Natureza Operação:Tributação no Município
Optante Simples Nacional: Não
Nº Próx. RPS: 1
Por fim deve-se buscar o certificado digital no repositório de certificados clicando no botão e confirmar a configuração.