Como configurar o sistema para gerar o arquivo do SPED PIS\COFINS?
22 março, 2012 | Publicado por em OperaçãoPara gerar o arquivo do SPED PIS/COFINS deverão ser observadas algumas configurações básicas do sistema. Deverão estar cadastradas nos campos de contribuição mensal do cadastro da factoring as alíquotas de PIS e COFINS que serão aplicadas às bases de retenções.
As alíquotas a serem informadas variam de acordo com o regime de incidência tributária, que pode ser cumulativo ou não cumulativo.
No cadastro da cidade da factoring, cliente e contador deverá ser informado o respectivo código IBGE do município.A Decisão Sistemas fornece um arquivo contendo o código IBGE de todos os municípios do país e que pode ser importado através da função existente no programa que está acessível por meio do menu Apoio>Importar Códigos do IBGE.
Outra informação que deverá existir no sistema é o cadastro do contador, onde será de obrigatoriedade o preenchimento do seu CRC (identificação do profissional junto ao Conselho Regional de Contabilidade).
Inseridas as informações, é hora de estabelecer os parâmentros da geração do arquivo. Deverão ser definidos o regime de incidência tributária, regime contábil, método de apropriação de créditos e tipo de contribuição apurada.